Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN

  • Arquitetos: BVN
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Supawood

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 2 de 46Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 3 de 46Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 4 de 46Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 5 de 46Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Mais Imagens+ 41

  • Arquiteto Responsável: Alex Chaston
  • Diretor De Projeto: Peter Titmuss
  • Coordenador Do Projeto: James Grose
  • Equipe De Projeto: Daniel Londono, Anton Kouzmin, Shane Leyden, Louise Lovmand, Kim Humphries
  • Gerenciamento Da Empreiteira: Hansen Yuncken
  • Gerente De Projeto: Thinc Projects
  • Consultor De Serviços, Estrutural, E Tráfego, Civil E Acústica: AECOM
  • Escritor De Especificações: Kim Humphries
  • Design De Interação: X Squared
  • Inspetor De Quantidade: MBMpl
  • Paisagismo: 360 Degrees
  • Consultor De Acessibilidade: Morris Goding Access Consulting
  • Consultor Ambiental: Eco Logical Australia
  • Building Code Consultant Consultant And Certifier: Blackett Maguire + Goldsmith
  • Consultor De Planejamento: Urbis
  • Cidade: Mount Annan
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 40 de 46
© John Gollings

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Australiano PlantBank no Monte Annan, é um centro de ciências e pesquisa do Jardim Botânico Real e do Domínio Fiduciário. 

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 31 de 46
© John Gollings

A planta se derivou como uma resposta ao pedido e ao forte contexto natural. O pedido solicitava um edifício de dupla função - em primeiro lugar, um local onde se levava a cabo a pesquisa de sementes indígenas da Austrália e onde se abriga um depósito de sementes, e no segundo lugar um centro de pesquisa que se revela através da interpretação pública e atividades de exposição.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 32 de 46
© John Gollings

O entorno natural influenciou na forma em como o edifício abraça o perigo remanescente do bosque Cumberland ao norte; assim como o caráter natural das transições do bosque para a cultivada paisagem do "abraçado" pátio do edifício que reflete literalmente como estas paisagens se fundem. O diálogo entre a paisagem de transição e o edifício é uma metáfora da terra mediada e cultivada da Austrália.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 24 de 46
© John Gollings

A paisagem é proeminente na experiência do "lugar" e com a primazia desta relação entre o participante e a paisagem na mente, a entrada do edifício se converte no compromisso com a paisagem. Caminhando sob a ala leste do edifício - nominalmente passando por baixo da terra - o edifício se curva para o norte e se une com a terra para o bosque existente. caminhando para a porta de entrada o visitante se acopla à tela interpretativa que conecta o pátio com a pesquisa interna...

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 46 de 46
Corte

A entrada ao "domínio" do Banco Vegetal sob a ala leste começa a fusão das formas construídas e naturais - o reflexivo teto da entrada reflete a rota terrestre, o jardim de liquens utiliza blocos de arenito remanescentes recuperados de edifícios demolidos de Sydney, para celebrar as exóticas colônias de líquens -  uma volta simbólica à pedra de arenito urbana para o seu estado natural (ainda que artificial) com uma compostura simbólica.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 29 de 46
© John Gollings

A narrativa da paisagem construída faz alusão a uma cultura socializada de "aproveitamento" - o padrão diminui a medida que o pátio se funde visualmente no bosque natural ao norte.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 26 de 46
© John Gollings

A expressão do edifício se deriva desta relação visceral entre a forma construída e a terra - o concreto se baseia nominalmente na terra extraída; os painéis de aço inoxidável polido se diluem e tornam ambígua a relação entre os entornos naturais e construídos; as persianas se abrem permitindo a ventilação em modo misto, selada por uma malha de aço inoxidável contra incêndios florestais; e a forma do edifício tanto em planta como expressão é respeitosa com o seu entorno natural.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 22 de 46
© John Gollings

Dentro do edifício, o visitante caminha ao lado dos laboratórios envidraçados transparentes centrando-se nas atividades no interior dos laboratórios. A conclusão da vista é o vértice da planta, onde uma sala de usos múltiplos permite seminários e eventos.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 12 de 46
© John Gollings

O lugar de trabalho dos pesquisadores e da equipe se encontra em um entorno de modo misto. Os acabamento interiores foram escolhidos para articular os diferentes personagens da construção -  os laboratórios e áreas de interpretação que possuem maior nitidez visual com os lugares de trabalho projetados com madeira e um ambiente de trabalho mais suave.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 10 de 46
© John Gollings

Vinculados aos Passeios de Gerações através do bosque, os visitantes do Banco Vegetal podem submergir no agradável entorno do jardim.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 27 de 46
© John Gollings

Sustentabilidade

A sustentabilidade no Banco Vegetal continua a contratação da construção e administração do domínio com seu entorno natural. Os arcos do projeto ao norte permitem a maior quantidade de sol na fachada de visitantes, que logo é moderado por uma parede profunda que permite a proteção solar. A profundidade da parede também facilita toda a operação do tempo das esquadrias de vidro nas zonas comuns e no lugar de trabalho. No lugar de trabalho, com um plano aberto que atravessa de leste a oeste, a ventilação cruzada está assegurada durante uma parte considerável do ano. O modo misto facilita uma menor dependência da planta mecânica que resulta no consumo de energia reduzido significativamente.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 9 de 46
© John Gollings

Um labirinto térmico foi instalado sob a ala leste, reduzindo a carga de climatização e a ventilação natural se estende, principalmente durante o verão, quando o ar fresco pré-resfriado circula e reforça, durante a noite, o ar quente. O sistema está projetado para reduzir os picos e vales de clima ambiental extremo mediante a captura, seja do calor do dia ou do frio da noite, e mantendo-a no concreto, a terra e a rocha que rodeiam o labirinto construído. A previsão para o aquecimento ou resfriamento assistido do edifício é de até 7,5 graus centígrados.

Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN - Imagem 3 de 46
© John Gollings

O sombreamento passivo está presente em todas as superfícies de sol frontal e o piso de concreto das áreas públicas garante o aproveitamento do efeito do sol de inverno. Materiais de baixa combustão foram utilizados para ativar a proteção de incêndios florestais, além de utilizar recursos renováveis de origem local.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mount Annan NSW 2567, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Ciências e Pesquisa Australiano Plantbank / BVN" [Australian Plant Bank / BVN] 26 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627690/centro-de-ciencias-e-pesquisa-australiano-plantbank-bvn-donovan-hill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.